Cosplay é um hobby divertido. Se você já faz Cosplay há algum tempo, sabe quanta habilidade é necessária para criar e modelar suas fantasias. Deve haver alguma maneira de usar seus talentos para ganhar um pouco de dinheiro fazendo algo que você ama. Melhor ainda, talvez você esteja pensando em transformar o cosplay em uma carreira.
Você pode ganhar dinheiro com Cosplay vendendo mercadorias, criando fantasias encomendadas ou tornando-se um criador de conteúdo online. Se você criar seguidores nas mídias sociais, poderá transformar o cosplay em uma atividade lucrativa. No entanto, muito poucas pessoas conseguem transformar o hobby em uma carreira em tempo integral.
Quer você esteja procurando se tornar um cosplayer profissional ou apenas queira ganhar dinheiro suficiente para financiar o hobby caro, há uma grande variedade de atividades que você pode realizar para receber o pagamento. Com o surgimento das mídias sociais e plataformas como Instagram e TikTok, surgem mais oportunidades de patrocínio, modelagem e comissionamento.
O Cosplay é uma carreira viável?
Se tudo o que você quer fazer é criar fantasias e ir a convenções, ser um cosplayer profissional provavelmente não é a carreira para você. Além de construir trajes elaborados e modelá-los em convenções, um cosplayer profissional precisa:
Crie seguidores e interaja com os fãs. Isso se aplica tanto a eventos presenciais quanto a mídias sociais online.
Promova estandes em convenções e outros eventos. Você não poderá aproveitar tanto a convenção, já que terá compromissos gerenciando estandes ou fazendo aparições como convidados.
Aprenda a comercializar-se em convenções. Você precisará se relacionar com cosplayers e empresas para encontrar melhores negócios e começar a ser convidado como cosplayer convidado.
Você tem que ir a muitas convenções. Pode parecer uma coisa boa no começo, mas ir a convenções todo fim de semana é cansativo e geralmente não é sustentável a longo prazo.
Não apenas a carreira é muito mais estressante do que o hobby, mas você também precisa de muito tempo, dedicação e um pouco de sorte para construir seguidores grandes o suficiente para serem notados.
Não quero desencorajá-lo completamente de seguir seus sonhos de se tornar um cosplayer profissional. Com o uso crescente de patrocínios nas mídias sociais e a popularidade contínua do cosplay, realmente existem pessoas que transformam isso em suas carreiras em tempo integral.
Mas também é importante ser realista em suas expectativas. Você terá que trabalhar muito criando fantasias incríveis e fazendo marketing de si mesmo se quiser alguma esperança de transformar isso em uma carreira. Por outro lado, é absolutamente possível tratar o cosplay como uma atividade secundária e ganhar algum dinheiro extra com sua paixão pelo hobby.
Quando você seria considerado um cosplayer profissional?
A definição de qualquer coisa profissional (cosplayer, fotógrafo, etc.) é um pouco confusa. Alguns diriam que você pode se considerar um profissional se estiver ganhando algum dinheiro com cosplay. Você certamente não precisa fazer cosplay como uma carreira em tempo integral para ser um cosplayer profissional, mas ganhar $ 5 com o hobby provavelmente não é suficiente para justificar adicioná-lo ao seu currículo.
A maioria das pessoas não se autodenominam cosplayers profissionais até que tenham uma porcentagem substancial de sua renda anual de patrocínios, aparições ou oportunidades de modelagem relacionadas ao hobby. Se você quiser uma regra mais concreta, se estiver ganhando cerca de metade de sua renda anual com atividades relacionadas ao cosplay, você seria considerado um cosplayer profissional.
A realidade é que a maioria das pessoas que tenta ganhar dinheiro com cosplay não ganha muito. Na maioria das vezes, você pode se considerar sortudo se ganhar o suficiente para cobrir o custo das fantasias que criar. Para um hobby caro como cosplay, isso não é insignificante. Mas também não vai pagar as contas.
Se você chegar ao ponto de ser um cosplayer profissional, poderá obter uma renda suportável. Se você puder vender mercadorias, obter acordos de patrocínio ou ser contratado regularmente para trabalhar em estandes em convenções, poderá ganhar de US $ 50 mil a US $ 75 mil em um ano. Apenas os melhores cosplayers podem ganhar mais do que isso, mas podem até ganhar mais de $ 50.000 por aparição.
Você não precisa ser um cosplayer profissional para ganhar dinheiro
Existem outras oportunidades dentro do mundo cosplay para ganhar dinheiro também. Muitas pessoas ganham dinheiro em eventos e na venda online de peças de fantasia (como chifres, asas e orelhas), perucas, materiais de cosplay, lentes de contato e muito mais. Se você tiver alguma habilidade altamente comercializável relacionada ao cosplay, também pode procurar em uma dessas áreas adjacentes e abrir uma loja.
Principais maneiras de ganhar dinheiro com cosplay
Embora as pessoas possam pensar automaticamente em cosplayers profissionais como convidados em convenções ou modelos em estandes de produtos, há uma gama muito maior de atividades que você pode usar para ganhar dinheiro com cosplay.
1. Criadores de conteúdo de mídia social
Hoje em dia, a mídia social é provavelmente o aspecto mais importante para ganhar dinheiro com cosplay. Com presença no Instagram e no TikTok, você pode criar seguidores e interagir com seus assinantes. Quanto mais fãs você conseguir, mais poderá utilizar as outras dicas desta lista.
A mídia social pode ser monetizada com a obtenção de patrocínios, marketing de afiliados (enviar pessoas a um site para comprar um produto e obter uma porcentagem do preço de venda) e uma base de fãs para vender impressões e mercadorias.
Embora seja um pouco mais trabalhoso, você também pode criar uma presença no YouTube. Se você aumentar seu canal para mais de 1.000 inscritos, poderá monetizá-lo e obter dinheiro com anúncios reproduzidos em seus vídeos.
2. Patreon
Depois de conseguir alguns seguidores do seu trabalho, você pode criar um Patreon para seus fãs. Esta é uma das melhores maneiras de criar renda contínua todos os meses. No entanto, o valor que você ganha depende de seus seguidores e de quantos desejam apoiá-lo.
O Patreon funciona dando aos fãs a chance de apoiar artistas independentes. Eles podem se comprometer a doar de $ 5 a $ 10 (ou mais) para você por mês, para que você tenha a chance de continuar produzindo fantasias e indo a eventos. Em troca, você normalmente ofereceria algum conteúdo exclusivo para esses principais apoiadores. Os cosplayers oferecerão qualquer coisa, desde fotos exclusivas de uma nova fantasia até tutoriais ou imagens de trabalho em andamento.
3. Impressões de fotos e itens promocionais
Embora não seja tão popular agora, impressões de fotos profissionais de cosplays costumavam ser um dos principais geradores de dinheiro para os cosplayers. Eles ainda têm seu lugar no mundo do cosplay, já que muitas pessoas gostam de pendurar pôsteres e quadros de pessoas fazendo cosplay de seus personagens favoritos. No entanto, você também pode querer se aventurar em outras oportunidades de mercadorias.
Outros itens que as pessoas acham úteis incluem calendários, cadernos e pastas, canecas ou até designs de camisetas. Mesmo que impressões e pôsteres simples pareçam a coisa óbvia para vender, você pode ver que há muito mais opções que podem ser mais atraentes para as pessoas.
4. Comissões para outros figurinos
Uma maneira de transformar o cosplay em uma confusão legítima sem ter milhares de seguidores é recebendo comissões. Se você desenvolveu habilidades com a construção de fantasias, criação de adereços ou estilo de peruca, você pode fazer esses itens para outras pessoas.
Você pode realmente ganhar uma quantia significativa de dinheiro fazendo isso, especialmente se você for muito bom nos aspectos técnicos de fazer uma fantasia. Uma fantasia encomendada pode render de US$ 300 a US$ 500 ou mais, especialmente se tiver um design elaborado.
Claro, criar fantasias de outras pessoas é um pouco mais difícil do que fazer as suas próprias. Você precisa trabalhar com medidas diferentes e garantir que a qualidade seja excelente para a pessoa que está adquirindo seus serviços. Sem cantos de corte.
5. Moldes de Cosplays
Como as fantasias de cosplay geralmente precisam ser feitas em formas incomuns que não combinam com as roupas normais do dia a dia, é difícil encontrar padrões que funcionem para personagens específicos. Se você dedicou um tempo para criar seus próprios padrões para os personagens que você interpreta, pode vender cópias digitais para outros cosplayers que procuram recriar o mesmo personagem.
O mesmo pode ser dito para padrões de espuma EVA. Bons padrões de espuma EVA para armaduras e adereços são incrivelmente úteis para outros cosplayers. Você pode vender o seu para download digital para qualquer pessoa que queira criar uma aparência semelhante.
6. Vender cosplays antigos
Em algum momento, você precisará criar espaço em seu armário de cosplay para todas as novas fantasias que deseja fazer. Em vez de jogar fora as roupas velhas que você não vai mais usar, você pode vendê-las online. Se for uma fantasia bem construída e você for um cosplayer bastante popular, poderá ganhar muito dinheiro vendendo as fantasias antigas.
Como alguém que definitivamente não é um cosplayer profissional, essa tática é um sucesso ou um fracasso. As fantasias de personagens populares vendiam com bastante facilidade, mas nada mais saía da prateleira. Então, isso é algo em que você terá um retorno melhor se esperar até ter seguidores.
7. Crie um site de Cosplay
Veja! Isso é algo em que tenho um pouco de experiência. Se você gosta de escrever sobre sua experiência de cosplay ou deseja criar tutoriais de cosplay para as pessoas seguirem, pode ganhar dinheiro publicando um site. Se você tiver seu próprio site, poderá colocar anúncios para ganhar dinheiro sempre que alguém visitar a página.
Você também pode recomendar facilmente os produtos que usa e fornecer links de afiliados em seus artigos. Dessa forma, você pode ganhar uma pequena comissão se alguém comprar o item que você recomendou. Não é fácil construir um site. Na verdade, leva bastante tempo. No entanto, se você tiver paciência, pode criar uma renda mensal para você que pode ser suficiente para financiar seu próximo projeto de cosplay.
8. Patrocínios
Patrocínios são normalmente algo que você pode conseguir quando seus seguidores nas mídias sociais forem grandes o suficiente. Você pode entrar em contato com uma empresa com suas estatísticas (ou eles entrarão em contato com você) e promover seus produtos ou serviços para seu público.
Para começar, você pode ganhar apenas R$ 10 a R$ 50 por postagem patrocinada. No entanto, à medida que você conquista mais seguidores, poderá trabalhar com empresas melhores e ganhar mais dinheiro. Mesmo que todos os tipos de empresas possam abordá-lo, é uma boa ideia ficar com empresas ou produtos nas comunidades de anime, quadrinhos, jogos e cosplay para não alienar seu público.
9. Cosplayers de estandes
Você pode ser abordado por empresas que contratam cosplayers para cuidar de seus estandes em convenções. A ideia é que cosplayers habilidosos chamem mais atenção e ajudem a vender mais mercadorias. Em alguns casos, espera-se que você seja um vendedor e ajude a vender itens no estande. Em outros casos, você ficará perto do estande, talvez vestido como um personagem de um próximo jogo ou anime.
Você também pode se envolver em eventos promocionais e vendas em estandes fora das convenções. Grandes empresas de jogos e quadrinhos contratarão cosplayers para criar fantasias de seus jogos e promover a empresa.
10. Concursos Cosplay
Quase todo anime ou convenção de quadrinhos tem algum tipo de concurso de cosplay. Eles julgarão o artesanato da fantasia, então são ótimos para pessoas que são boas no lado técnico da costura e confecção de roupas.
A maioria dessas competições oferece apenas pequenos prêmios. Você pode ganhar uma fita simples, mas também pode receber um pequeno prêmio em dinheiro (até US$ 300 se ganhar). No entanto, existem alguns concursos realmente grandes (como o World Cosplay Summit) que oferecem prêmios maiores.
11. Cosplayer Convidado
Isso é o que muitas pessoas pensam imediatamente como cosplayers profissionais, mas apenas aqueles que chegam ao topo acabam sendo convidados para convenções como convidados. Você precisa ter muitos seguidores e ser bem conhecido na comunidade cosplay antes de ser um convidado da convenção.
Você não precisa esperar que os organizadores da convenção entrem em contato com você. Se você deseja construir seu nome na comunidade cosplay, tente entrar em contato com a equipe de uma convenção menor. Se você mostrar a eles que estar lá pode atrair mais pessoas para a convenção, eles podem aceitá-lo como convidado. Nesse caso, eles pagarão pelo menos por suas acomodações, mas você também poderá receber algumas centenas por sua aparência. À medida que você se torna mais popular, pode alcançar convenções cada vez maiores.
Social Link