Compre hoje seu ingresso

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

 


Por Maid Sugar

Eu comecei a pensar a escrever esse texto mais de uma vez mas desisti porque não sei se alguém de fato vai ler~~ mas como me  pediram dicas de novo vou por em prática o plano :)

Fazer fotos sem um fotografo profissional é possível, claro que o resultado não vai ser o mesmo mas pelo menos você pode ir atualizando seu worldcos/página/site etc enquanto o evento e a grana pra pagar não chegam.

Então vamos as

VANTAGENS: 

1- Ninguém vai te encher o saco por sair montada na rua.

“Onde você vai vestida assim?” “É pra teatro”? “Hey.. psiu!” “Posso tirar uma foto com vc?” Tira foto com meu filho?*forma uma fila de crianças*  Confesso que só de pensar de sair de cosplay na rua já sinto minhas energias serem drenadas, porque o que tem de gente que enche o saco não está no mapa. Fotos com crianças são ok (até pq adoro crianças) mas depois que você já está a 30 minutos tentando tirar fotos sem interrupção, já fica menos divertido.

2- Você não tem que pedir autorização/alugar um canto próprio pra isso.

Alguns lugares são uma bunda pra conseguir autorização pra fotografar, lugares que mesmo sendo públicos tem toda uma política de “tira foto quem a administração quer deixar tirar.” Em lugares particulares, você corre corre o risco de ter que desembolsar R$ 500  ou mais por uma única mesinha em um café (mesmo que você consuma  durante o período de fotos e não atrapalhe ninguém).

3- Dá pra fazer quando você estiver dispost@ e tiver um tempo.

Acordou com aquela energia pra fotos? Opa, é a hora. Eu quase nunca faço fotos com profissionais por questão de tempo mesmo, já que precisa de uma certa antecedência pra marcar os ensaios e como estou terminando a facul (graças ao bom Deus) eu nunca sei com certeza quando vou ter os finais de semana livres…

4- Não corre risco de esquecer nada em casa. 

Chegar no lugar das fotos e ver que esqueceu uma pulseira? Not gonna happen

5- Dá pra fazer pausas e recuperar energia

Bateu uma fome? Geladeira tá logo ali.

6- Mudanças climáticas não são um problema/preocupação.

DESVANTAGENS

1- Não ter um profissional vai te dar muito mais trabalho.

É a realidade amigos, não ter um profissional pra tirar suas fotos vai fazer com que você tenha não só que pensar nas poses, mas dirigir o ensaio inteiro. Você terá que cuidar da iluminação, do cenário, dos ângulos, ver se o cosplay está certo e ir conferindo cada foto pra ver se a peruca/maquiagem/acessório estão no lugar porquê dificilmente quem não tem experiência com fotografia vai conseguir te ajudar nisso. Têm que ter paciência. Fora isso tem pessoas que, de fato, não entendem nada de nada de fotografia e suas fotos podem sair assim:


E você terá que editar as próprias fotos, também. Mas calma que tem algumas dicas pra amenizar esses problemas~



Então vamos as partes que vocês estavam esperando.. as DICAS!!!

DICAS:

Composição do Cenário

Muita gente não sabe o que fazer pro cenário. A primeira coisa é que você tem que saber é o contexto. Sim contexto. Tem que fazer sentido.  Uma coisa que eu vou falar pra exemplificar é: foto de maid genérica no meio da floresta. Ok, todo mundo já viu uma foto de cosplayer que tá de maid na floresta. Mas a pergunta é: faz sentido?  Aquela personagem está no lugar certo? Se a resposta for não ou precisar de algo muito elaborado pra justificar o seu cenário, evite. 

Outra coisa é que você precisa conhecer o personagem e o plot do anime pra fazer algo mais ligado ao seu personagem, exemplo:


Nesse anime, a personagem principal acredita ter sido abduzida por aliens e tem uma obsessão por coisas do espaço, então eu pensei em fazer uma navezinha (isopor e eva) e estrelas de cartolina pra formar um céu estrelado.

Além do plot, elementos que o personagem use no anime caem muito bem no cenário, exemplo:


Se o cenário for pra uma festividade mais especifica, fica muito mais fácil de pensar na composição. 


(Sdds dessa mesa i3i era tudo de verdade ai ahuahau)


Construindo o cenário: 

A montagem do cenário não precisa ser cara e complicada, você pode fazer bastante coisa com cartolina e eva por exemplo. Ou, pra alegrar o ambiente, bexigas de formato de coração, coloridas ou com estampa também caem muito bem:


Uma dica é visitar casas de artesanato ou que vendam artigos para festas infantis. Além de bexigas e outros itens eles vendem tecidos  estampados que podem fazer parte do seu cenário. Fora que sempre tem uma novidade pra festas que você pode acabar aproveitando ;) 



Os tecidos também fazem toda a diferença! Pra parede você pode usar até TNT, mas pro chão você vai precisar de algo mais grosso pra não deixar transparecer o seu piso. É bom colar o tecido no chão com fita pra ele não ficar saindo do lugar e pra parede você pode pendurar com pregos (se a casa for sua ou sua mãe deixar) ou com aqueles ganchinhos que tem adesivo atrás (ventosas não aguentam o peso). O importante e deixar o tecido o mais esticado e com o menor número de amassados possíveis. Também é importante pensar na cor do tecido antecipadamente, de acordo com o personagem e o que você quer transmitir. 



Logo escrevo a parte 2 com mais dicas legais :3~ 


Veja também