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Medo de se apresentar em concursos Cosplay: como superá-lo?

O medo de se apresentar para um público é uma forma comum de ansiedade. Pode variar de um leve nervosismo a um medo e pânico paralisantes. Muitas pessoas com esse medo evitam totalmente as situações de falar em público e se apresentar ou sofrem com elas com as mãos trêmulas e a voz trêmula. Mas com preparação e persistência, você pode superar seu medo.

Estas etapas podem ajudar:

Conheça o seu personagem. Quanto melhor você entender sobre o quem está falando e como seu personagem age – e quanto mais se preocupar com o assunto – menor a probabilidade de cometer um erro ou sair do caminho. E se você se perder, poderá se recuperar rapidamente. Reserve algum tempo para considerar as nuances do seu personagem.

Organize-se. Com antecedência, planeje cuidadosamente as falas e trejeitos que deseja apresentar, incluindo quaisquer adereços, recursos de áudio ou visuais. Quanto mais organizado você for, menos nervoso ficará. Use um esboço em um cartão pequeno para se manter no caminho certo. Se possível, visite o local onde você se apresentará e analise os equipamentos disponíveis antes de sua apresentação.


Pratique e depois pratique mais um pouco. Pratique sua apresentação completa várias vezes. Faça isso para algumas pessoas com quem você se sente confortável e peça feedback. Também pode ser útil praticar com algumas pessoas com quem você está menos familiarizado. Considere fazer um vídeo de sua apresentação para que você possa assisti-lo e ver oportunidades de melhoria.

Desafie preocupações específicas. Quando você tem medo de alguma coisa, pode superestimar a probabilidade de coisas ruins acontecerem. Liste suas preocupações específicas. Em seguida, desafie-os diretamente, identificando resultados prováveis ​​e alternativos e qualquer evidência objetiva que apoie cada preocupação ou a probabilidade de que seus resultados temidos aconteçam.


Visualize seu sucesso. Imagine que sua apresentação irá bem. Pensamentos positivos podem ajudar a diminuir parte de sua negatividade sobre seu desempenho social e aliviar um pouco a ansiedade.

Faça algumas respirações profundas. Isso pode ser muito calmante. Faça duas ou mais respirações profundas e lentas antes de subir ao pódio e durante o seu discurso.

Concentre-se na sua apresentação e não no seu público. As pessoas prestam atenção principalmente às novas informações – não como elas são apresentadas. Eles podem não notar seu nervosismo. Se a plateia perceber que você está nervoso, eles podem torcer por você e querer que sua apresentação seja um sucesso.

Não tema um momento de silêncio. Se você perder a noção do que está dizendo ou começar a ficar nervoso e sua mente ficar em branco, pode parecer que você ficou em silêncio por uma eternidade. Na realidade, provavelmente são apenas alguns segundos. Mesmo que seja mais longo, é provável que seu público não se importe com uma pausa para considerar o que você está dizendo. Basta fazer algumas respirações lentas e profundas.

Reconheça seu sucesso. Após sua apresentação, dê um tapinha nas costas. Pode não ter sido perfeito, mas é provável que você seja muito mais crítico consigo mesmo do que seu público. Veja se alguma de suas preocupações específicas realmente ocorreu. Todo mundo comete erros. Olhe para os erros que você cometeu como uma oportunidade para melhorar suas habilidades.


Obtenha suporte. Junte-se a um grupo que oferece suporte para pessoas que têm dificuldade em falar em público. Um recurso eficaz são os curso de teatro com filiais locais que se concentram no treinamento de pessoas com habilidades em artes cênicas como por exemplo SESI, SENAC e Prefeituras locais.

Se você não consegue superar seu medo apenas com a prática, considere procurar ajuda profissional. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem baseada em habilidades que pode ser um tratamento bem-sucedido para reduzir o medo de se apresentar e falar em público.

Como outra opção, seu médico pode prescrever um medicamento calmante para você tomar antes de falar em público. Se o seu médico prescrever um medicamento, experimente-o antes de sua apresentação para ver como isso afeta você.

Nervosismo ou ansiedade em certas situações são normais, e falar em público não é exceção. Conhecida como ansiedade de desempenho, outros exemplos incluem medo do palco, ansiedade de teste e bloqueio de escritor. Mas as pessoas com ansiedade de desempenho grave que inclui ansiedade significativa em outras situações sociais podem ter transtorno de ansiedade social (também chamado de fobia social). O transtorno de ansiedade social pode exigir terapia cognitivo-comportamental, medicamentos ou uma combinação dos dois devidamente indicados por algum médico especialista dessa área.