INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL


 

A SANTA DA ESCURIDÃO

Você já ouviu falar da Madre Teresa de Calcutá? Em 1979, ela recebeu um Prêmio Nobel, e foi canonizada pela Igreja católica em 2016. Mas nem todos acreditavam na imagem de Santa, como ela é vista por muitos. Inspirado nas dúbias histórias que a envolvem, o roteirista Jorge de Barros (Capanga) e o desenhista André Oide (Leitmotiv) produziram esta HQ, lançada em 2018, que apresenta uma trama fictícia baseada nas histórias da Madre Teresa.

No quadrinho, temos um personagem ficcional, Bernard Night, um jornalista especializado em descobrir o podres de pessoas famosas. Contratado pra desmistificar a biografia da Madre Teresa, por volta da época em que ela foi indicada ao Nobel, ele passa por vários lugares por onde ela esteve, e entrevista pessoas que a conheceram. Entre suas próprias crenças e dúvidas, ele ouve as histórias, sempre deixando algo no ar sobre o que é real, e o que tem pitadas de interpretação pessoal da pessoa que está narrando. E o leitor, fica imerso nessa fascinante história de vida da Madre Teresa, enquanto acompanha a trajetória deste jornalista em sua busca.

O roteiro não busca dar uma resposta definitiva pra questão, mas ao ter como foco a visão do protagonista, acompanhamos um ponto de vista bastante cético. E, embora o jornalista seja uma pessoa de escrúpulos duvidosos, não é um personagem desagradável, e fica fácil acompanhá-lo durante a sua jornada. E a arte do André Oide é belíssima. Com um ótimo uso de alto contraste, principalmente nos cenários e ambientação. Ele também tem um traço que ao mesmo é limpo e bastante expressivo.

Este é um quadrinho muito agradável de se ler. Envolvente, e que os deixa pensando sobre a vida da Madre Teresa, e suas repercussões.

Compre aqui:

https://www.jorgedebarros.com/product-page/hq-a-santa-da-escurid%C3%A3o

https://www.ugrapress.com.br/produtos/a-santa-da-escuridao/

Veja também