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A Cultura Otaku no Brasil Parte 2- Anos 90

Por Maid Sugar


O Final dos Anos 90 foram decisivos para o que alavancar a cultura Otaku no Brasil.
Alias o Termo Otaku, se deu nessa época , em uma publicação da Extinta Animax, a Revista foi uma das pioneiras a tratar especificamente de assuntos relacionados a animes, mangás e cultura pop japonesa.

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(Propaganda da Revista Animax)
Diferentemente do ocorrido no Japão, Otaku se tornou a palavra designada tão somente  para identificar  os fãs de Anime e Mangá no Brasil, que abraçaram a ideia.
Com o sucesso dos Tokusatsus os animes começaram a ganhar cada vez mais espaço na televisão aberta.
Em 1993 Saint Seya (Os Cavaleiros do Zodíaco) alcançava recorde de público no país, sucesso que perdura até hoje.
Pegando Carona com e CDZ, foram exibidos, Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Dragon Ball entre outros títulos lembrados com saudosismo.

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(produtos de Animes famosos em 90)
Esses animes trouxeram, além de um mercado de produtos e brinquedos, o reconhecimento do dublador (ou Seyuu) que virou a profissão desejada de muitos otakus que nasceram/cresceram nessa época.
 Fora da TV Aberta, pouco tinha mudado, os fãs ainda tinham de recorrer a VHS com áudio original que eram encontrados principalmente na Liberdade.
 A Internet como conhecemos hoje, com redes sociais, foruns e sites ainda não era uma realidade no Brasil, que iniciou esse processo tardiamente. Assim, os Otakus montavam seus próprios clubs e trocavam cartas.


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(Anúncio de Fanzines)
Os fanzines também ganhavam destaque e tinham um bom espaço, uma vez que poucos mangás chegavam  em português.


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(anuncio de clubs na Revista Ranma 1\2)
Os anúncios dos clubs e dos fanzines, eram feitas em publicações como a Animax e nas páginas finais de Ranma ½.
 Final dos Anos 90
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(Ranma 1\2, Publicado pela Animenga)
Em 98 se deu a  aberta a livraria e Editora Animenga. Vale Ressaltar que a
livraria teve um papel fundamental na divulgação da cultura japonesa pois além da publicação de mangás como Ranma ½ publicou também Dicionário Romanizado Japonês-Português e Por Dentro do Japão, um livro sobre cultura japonesa.


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(propaganda da Animanga)
 Possuía ainda uma escola onde ensinava a desenhar mangás e língua japonesa.


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(Convite para as exibições)
Juntamente com a Abrademi, promoveu a exibição de Animes para os fãs, com o custo de apenas R$ 3. Em dias programados eram exibidos OVAS ou episodios de animes que começavam a se tornar famosos no Brasil.
Em 1998, aconteceu a primeira convenção de Animes no Brasil, que será tratada na parte III  dessa matéria 

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