Ads (728x90)

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL





 A enxurrada de eventos Geek em São Paulo


"A paciência de esperar é possivelmente a maior sabedoria de todas: a sabedoria de plantar uma semente e esperar a árvore dar frutos." John Macenulty

Nesse breve texto abordaremos sob nosso ponto de vista sobre a onda de eventos Geek que está acontecendo na região sudeste do Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, sobre o ponto de vista de quem acompanha eventos há pelo menos 20 anos, não é um estudo definitivo, mas a abertura de uma discussão mais aprofundada sobre esse tema.

É a maior onda de eventos no sudeste brasileiro desde 2009 onde tivemos um pico de eventos, mas naquela época o que proliferavam era os eventos "Anime alguma coisa" surgiram muitos bons eventos nessa época, mas eram eventos que aconteciam com uma grande margem de tempo de um para outro, mais ou menos 2 meses, agora em 2019 estamos tendo praticamente 3 eventos a cada final de semana, tudo tem seu lado bom e ruim, o bom é que pode-se notar um crescimento desse público na geek região sudeste, devido a alguns fatores que devem ser analisados aqui como por exemplo o pico de público que teve o filme Vingadores Ultimato que foi o filme mais assistido de todos os tempos e abriu os olhos de muitos empresários para esse público Geek vendo nesse fator um ótimo mercado para lucrar um pouco mais.

Então tínhamos basicamente nossos grandes eventos como a CCXP, BGS, Festival do Japão, AnimeFriends, UP!ABC... que já tem suas datas definidas e acontecem periodicamente há muito tempo na região, então temos os eventos pequenos que acontecem também periodicamente em nossa região em datas que não coincidem com os eventos acima, só que de 2018 para cá tivemos a entrada de novos players nesse mercado de eventos: novas empresas e faculdades interessadas nesse público Geek, espertinhos que não conhecem nada de Geek e querem lucrar e o racha entre os organizadores em muitos eventos que acontecem por aqui e pronto temos esse boom de eventos de 2019.


Se vocês notarem no ano passado tivemos muitos eventos, mas nada comparado a quantidade que surgiu depois de "Vingadores Ultimato" depois da temporada em cartaz desse filme., deu pra notar que em todo lugar que se olhasse, principalmente no facebook, todo evento seja ele Geek ou não diretamente o pessoal colocava o geek na frente do nome do evento e para ilustrar colocava algum heroi no cartaz, teve até evento de pagode com geek e um evento numa igreja onde o organizador ligou o termo geek ao evento em si, nada contra esses eventos estamos apenas analisando os fatos.

E passamos a cada final de semana termos mais 2 ou 3 eventos acontecendo pela região sudeste ai além dos eventos periódicos grandes e pequenos acabamos temos que tendo mais 2 ou 3 eventos novos, tendo agora os finais de semana com uma grande divisão os públicos indo uma quantidade para um evento e outra indo para outro evento, pode ser apenas uma grande "onda" que talvez não ocorra na mesma intensidade no próximo ano.

Falta comunicação entre os organizadores de eventos?
Será que existe algum tipo de falta de comunicação ou falta de datas para organizar os eventos? talvez um pouco dos dois e principalmente a segunda opção, pois se a pessoa quiser saber se vai ter ou não um evento na data que a pessoa quer marcar era mais fácil ver na opção "eventos" no Facebook ou no Google seria este o meio mais fácil de verificar já que não temos um calendário Geek unificado no Brasil.


Eventos tipo pastelaria:
Já teve época do mesmo organizador de eventos organizar 2 ou 3 eventos (estilo pastelaria da esquina) muitas vezes só para alimentar o próprio ego achando que o público Otaku/Geek de sua região é só dele, só que esse tipo de organização não dura muito tempo, pois cansa o público, pois o cara acaba tendo em todos as mesmas atrações e o próprio tempo de divulgação acaba sendo prejudicado, pois quem consegue um público considerável para um evento que se repete 2 vezes no mesmo mês? não terá muito público e nem divulgação adequada, pois muitas vezes quem organiza eventos tem um outro trabalho fixo e se coloca a organizar um monte de eventos e acaba se perdendo com o tempo.
Voltando a essa questão tem casos de um organizador "colar" seu evento em outro pré existentes com o claro sentido de prejudicar o concorrente, usando esse tipo de prática desleal para prejudicar a divulgação do outro evento e voltar as atenções para seu evento, esse tipo de atitude acaba prejudicando ambos na maioria dos casos pois acaba cansando o próprio público de quem tem esse tipo de ideia.

“Plantar é bom, colher é melhor, mas, ambos exigem disposição, decisão e atitudes com honestidade.”
Paulo Samuel

Penso a questão da quantidade de eventos da seguinte forma: Os eventos não são concorrentes diretos entre sim, cabe a cada organizador criar seu público, pois a grande maioria dos eventos que as datas acabam coincidindo acontecem no estado de são paulo, mas em regiões distintas, então uma conversa entre organizadores da mesma região pode solucionar essa situação e só para exemplificar Festas Juninas acontecem todo ano em todas as cidades do Brasil e todas tem seu público, resta a cada organizador criar o seu público e fidelizar este público regional para seu evento que ai podem acontecer 6 eventos no mesmo dia que cada um terá seu público.

"Se quer plantar para poucos dias, plante flores. Se quer plantar por muitos anos, plante uma árvore. Se quer plantar para a eternidade, plante idéias." Provérbio oriental

Seja superficial ou transforme seu evento num conceito, Ideia fica a seu critério.                                                                                                                                     
                                                                                                                           Escrito por Shinobi
Fale conosco: 4cosplay@bol.com.br ou redacao4cosplay@outlook.com